Em virtude da abertura de novos programas de residência submetidos à COREMU, fez-se necessário realizar uma padronização dos documentos utilizados para as diversas demandas existentes.
Diante dessa necessidade e após avaliação realizada pelos programas na 12ª reunião ordinária realizada em dezembro de 2024, a Comissão de Residência Multiprofisisonal aprovou os formulários elencados a seguir.
Aplicáveis a Todos os Programas de Residência Multiprofisisonal e em Área Profissional da Saúde da UFES
A avaliação do residente deverá ser mensal. No(s) programa(s) onde essa dinâmica não possa ser aplicada (devido à duração das atividades ser superior a 4 meses em um local, por exemplo) deverá ser utilizada apenas a coluna MÉDIA.
A avaliação do residente deverá ser semestral. No(s) programa(s) onde essa dinâmica não possa ser aplicada (devido à duração das atividades ser superior a 6 meses em um local, por exemplo) deverá ser utilizada apenas a coluna MÉDIA.
Deverá ser utilizado quando o(a) residente deixar de comparecer às atividades práticas do programa. Deve estar anexo à ficha de frequência do mês no qual a compensação foi realizada. Trata-se de documento de planejamento, ou seja, a comprovação de que houve a compensação será feita após apuração da ficha de frequência.
Deverá ser utilizado quando o(a) residente desejar participar de um curso, simpósio, seminário, congresso, palestra ou outro evento que tenha relação com avidades realizadas no programa. A autorização é facultativa e em caso de negativa não caberá qualquer recurso.
Deverá ser utilizado quando o(a) residente se afastar das atividades por outros motivos. Toda ausência às atividades práticas requer a compensação da carga horária.
Deverá ser utilizado quando da realização da preceptoria individual específica de sua área profissional. No caso de ser realizada com mais de 1 residente da mesma profissão, cada um(a) deverá preencher seu próprio formulário, pois trata-se de documento individual. Sempre que possível, utilizar todas as linhas do formulário.
▶
Formulário de Tutoria Individual
Deverá ser utilizado quando da realização da tutoria individual específica de sua área profissional. No caso de ser realizada com mais de 1 residente da mesma profissão, cada um(a) deverá preencher seu próprio formulário, pois trata-se de documento individual. Sempre que possível, utilizar todas as linhas do formulário.
Documento a ser preenchido diáriamente e entregue mensalmente à coordenação do programa. Trata-se de documento que atesta a frequência do(a) residente às atividades do programa.
Deverá ser utilizado quando o(a) residente solicitar seu período de férias. Cada residente têm direito a 30 dias de férias a cada ano de residência, podendo fracioná-las em 2 períodos de 15 dias cada. Deve haver um intervalo mínimo de 06 meses entre as férias de cada ano de residência.
Deverá ser elaborado entre o(a) residente e o(a) preceptor(a) na primeira semana de campo de prática. Trata-se da programação e descrição das atividades diárias do residente no campo. O quadro de horários semanal deve considerar todas as atividades do(a) residente, como disciplinas teóricas, preceptorias, tutorias, TCR, etc.
Aplicáveis ao Programa de Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente
Deverá ser utilizado quando o(a) residente desejar solicitar período de recesso autorizado pelo programa. Há necessidade de compensação da carga horária. Esse formulário será anualmente atualizado, desde que haja publicação de normativo autorizando o recesso.
⚠️ Importante: O normativo que autoriza o período de recesso não é aplicável, diretamente, aos residentes. Essa possibilidade é estendida aos residentes após deliberação pelo programa.
Deverá ser utilizado quando da realização da preceptoria multiprofisisonal. Sempre que possível, utilizar todas as linhas do formulário.